Equipe do PMAQ visita Secretara Municipal de Saúde

2 out 2018 - Ações / Notícias - SECOM

Nesta segunda feira, 01 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita de uma equipe do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. A equipe foi recebida pela secretária Claudivânia Baltazar.

O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Para a avaliação dos profissionais de saúde/equipe é composto por três partes:

– Uso de instrumento para que a própria equipe avaliar o trabalho que desenvolvem – corresponde a 10% da nota de avaliação

– Desempenho em resultados em 24 indicadores de saúde firmados no momento que a equipe entrou no Programa – responsável por 20% da nota de avaliação

– Desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitaram os profissionais de saúde/equipe – corresponde a 70% da nota de avaliação

O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

ASCOM/SMS