Memórias Que o Vento Não Levou

19 dez 2019 - Ações - SECOM

Só há um caminho para tornarmos um lugar mais justo, ético e eficiente: garantir a mais radical igualdade na educação e, ao mesmo, com qualidade. O principal capital de transformação do município de Poço Dantas deve ser, fundamentalmente, o conhecimento. Ele empodera a todo o momento, inflama o espírito, promove a qualificação do debate, define rumos mais estruturantes e qualificados. É o conhecimento que liberta e viabiliza a verdadeira revolução social.

É assim que vislumbramos o processo educacional na E.M.E.I.F. José Pereira de Queiroz, Distrito de Tanques, autêntico, criativo, solidário, comprometido com a felicidade e com um mundo melhor. Dentre os projetos e ações desenvolvidos nesse horizonte, destacamos a produção de um livro pelos alunos do 8º ano vespertino, da referida instituição, juntamente com o professor de Língua Portuguesa, Antonio Roberto Fernandes do Nascimento, intitulado “Memórias que o vento não levou: Entre o cotidiano e o fantástico”.

A obra é um resgate e uma afirmação da identidade e valores de uma região específica, em áreas fronteiriças entre a Paraíba e o Ceará. Nessas narrativas, grandes histórias vêm à tona, revelando uma fascinante riqueza cultural e social. É possível sentir o cheiro, transportar-se para dentro do que é dito. O extraordinário brota daquelas serranias humildes e de gente guerreira de Tanques, São José, Areias, Lajes, entre outras pequenas comunidades.

Na verdade, navega-se nas memórias das comunidades, observando uma diversidade incrível, que revela a beleza da vida simples das pessoas (a exemplo de “A costureira” e “O fotógrafo”) até lendas e histórias mágicas, (“A Pedra do Frade”, “As aparições da Serra de São José”). Esse povo não merece a invisibilidade. Ao contrário, merece o tapete vermelho estendido em memórias, crônicas, poemas e relatos.

Portanto, no livro é um encontro com a nordestinidade na sua forma mais genuína, algo que toca e emociona, através do olhar de jovens aprendizes destinados ao conhecimento e ao sucesso. Estórias que merecem um lugar de destaque, pois são elas que unem aqueles povos em torno de uma identidade cultural memorável e imperecível.

ASCOM