Prefeito Dedé Cândido entrega três Unidades Básicas de Saúde de alto padrão à população

29 abr 2017 - Ações / Notícias - SECOM

O prefeito de Poço Dantas José Gurgel Sobrinho (Dedé Cândido) entregou na manhã deste dia 29 de abril nas festividades alusivas aos 23 anos de Emancipação Política de Poço Dantas três grandes benefícios à população. Trata-se das Unidades Básicas de Saúde das comunidades de Garrancho, Boa Vista e São João Bosco respectivamente.

As três Unidades Básicas de Saúde foram construídas em Poço Dantas através da parceria com o Ministério da Saúde pelo programa Requalifica UBS do Governo Federal.

Acompanhado do ex-prefeito Itamar Moreira, Vice-prefeito Mardônio Ferreira, do Presidente da Câmara Antônio Candido, da Ex-prefeita de Joca Claudino Lucrécia Adriana e demais autoridades,  Dedé Cândido comemorou mais uma conquista da sua gestão.

O encarregado pelas obras Osney Grangeiro, assim como o Secretário Rufino Almeida falaram a respeito do esforço para entregar a obra em tempo hábil já que saúde e educação sempre foram prioridades para a gestão do Prefeito Dedé Cândido.

Dedé afirmou que sua conduta política não é apenas de pedir votos, mas de trazer benefícios para a população, se referindo ao último pleito eleitoral onde passou pelas três localidades e agora volta às comunidades para entregar 3 UBS com estruturas totalmente modernizadas padrão Ministério da Saúde.

Localizadas nas comunidades de Garrancho, Boa Vista e São João Bosco (Distrito) as UBS trarão maior conforto tanto para a população das comunidades ao utilizar os serviços de saúde quanto aos profissionais que se deslocarão para atender a população.

O Programa

O Requalifica UBS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde – acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade – que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.

Instituído em 2011, o programa tem como objetivo criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de UBS, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Envolve também ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe.

Tanto a adesão ao programa quanto o registro do andamento das obras são realizados pelo SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras), ferramenta que possibilita ao gestor maior controle sobre o andamento das obras e, com os registros em dia, garante a continuidade dos repasses realizados pelo Ministério da Saúde.

ASCOM/Ministério da Saúde