Secretaria da Saúde realiza lançamento da Campanha Outubro Rosa em poço Dantas.

10 out 2019 - Ações - SECOM

A Prefeitura municipal de  Poço Dantas  por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quarta -feira 09, o lançamento da campanha Outubro Rosa, foi realizado uma palestra com o tema; SAUDE DA MULHER  previna-se contra câncer de mama e colo de útero. na unidade Básica de Saúde Francisco Ferreira Santiago.

Na oportunidade agente de Saúde junto com profissionais da área abordavam e informavam as mulheres de como realizar o autoexame ou aconselhavam a procurar um posto de saúde mais próximo.

Palestrantes: Valéria

Enfermeiro: Genicelio

Psicóloga: Daniela

DR: Daniel

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam  uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

Durante o mês de outubro a Secretaria estará realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde essa campanha outubro  rosa, a respeito da saúde da mulher e orientando-as a realizarem exames de rotina. A secretaria informa ainda que conseguiu 80 mamografias, para as mulheres do município  onde será realizada no dia 28 de novembro de 2019. O município também estar   ofertando  exame citológico para todas as mulheres durante todo o mês de outubro.