Secretaria de Saúde e ONG “Amigos do Peito” promovem ações voltadas para a saúde da mulher

6 dez 2018 - Ações / Eventos / Notícias - SECOM

No último dia 5 de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde de Poço Dantas em parceria com a Organização não-governamental Amigos do Peito promoveram o “dia D” de atividades voltadas à saúde da mulher em frente à UBS Francisco Ferreira Santiago.

O intuito é realizar o exame de prevenção ao câncer de mama para detectar a possível existência da doença e iniciar o tratamento em caso positivo. O público alvo da ação são as mulheres entre 50 e 69 anos.

A Secretária de Saúde Claudivânia Baltazar que tem dado total apoio à ação falou da importância de se detectar com antecedência o câncer de mama, já que o diagnóstico precoce aumenta grandemente a possibilidade de cura.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

ASCOM/SMS/Portal Brasil