SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE POÇO DANTAS REALIZOU CAMPANHA SETEMBRO AMARELO.

9 out 2019 - Ações / Eventos / Notícias - SECOM

EVENTO EM ALUSÃO AO “SETEMBRO AMARELO” É REALIZADO  EM POÇO DANTAS.

A Secretaria Municipal de Saúde e meio ambiente, através da Coordenação da Atenção Básica, NASF e Vigilância em Saúde promoveu nesse mês de setembro, a campanha  Setembro Amarelo, Combate ao Suicídio e Valorização da Vida.

O público alvo foi os alunos das Escolas do município.

SETEMBRO AMARELO

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O suicídio é um problema de saúde pública, que precisa de atenção. É um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. No entanto, as ações são intensificadas em setembro, que é o mês escolhido para realização de uma campanha nacional para alertar sobre o suicídio. A demanda está aumentando no Brasil, principalmente entre os jovens.