Secretaria Municipal de Saúde promove palestra sobre tabagismo

18 set 2017 - Ações / Notícias - SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde de Poço Dantas realizou na última sexta-feira 15 de setembro, uma Palestra no Auditório do CRAS sobre o Tabagismo, ministrada pela Enfermeira Dra. Izaura, servidora do município de Joca Claudino.

Na ocasião diversos assuntos relacionados ao tabagismo foram abordados, bem como várias orientações foram repassadas para os diversos servidores da referida secretaria possam lidar da melhor forma possível, pois o tabagismo por conta dos danos que causa à sociedade necessita de atenção especial dos órgãos de saúde locais e regionais.

O que é Tabagismo?

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

A Secretária Municipal de Saúde Claudivânia Baltazar esteve presente na reunião assim como enfermeiros, coordenadores, oftalmologistas e servidores em geral que prestam serviços à Saúde do Município.

ASCOM/SMS