História

Nos anos de 1915, Poço Dantas era conhecida como uma região de grande suporte forrageiro para rebanhos do Rio Grande do Norte e Ceará, por isso atraía inúmeros fazendeiros de outras regiões. A origem do topônimo local é pouco incerta, porém, conta-se que a região onde estava encravada a cidade serviu de habitat de Antas, animal mamífero parecido com o porco da família dos Taperídios.

Poço Dantas teve sua origem no ramo da agropecuária, especialmente nos aspectos de pastagens, muito embora a região é composta de terrenos acidentados, de altos e baixos, predominando as ervas e arbustos.

Dentre as várias pessoas que por aqui chegaram destaca-se a figura de Valdevino Lobo e dos Maia, oriundos de Catolé do Rocha. Tomaram eles a iniciativa de escavarem poços nas terras de Miuns, Garrancho e Poço Dantas, todos estes poços se constituíram em fonte hídrica para o rebanho bovino nos anos de seca que sucederam.

Os principais pioneiros do desenvolvimento local foram: Manoel Vieira, Honório Sampaio, José Maria de Castro e Joaquim Correia de Araújo, foram eles que construíram as primeiras residências.

A primeira feira pública ocorreu no ano de 1933, idealizada por Sinfrônio Campêlo. Em 1938, Francisco Constâncio de Oliveira tornou-se comerciante tendo este construído uma pequena capela, onde hoje é a Igreja que tem “São Francisco de Assis” como padroeiro. O primeiro vigário foi o Cônego Anacleto, sucedido pelo Pe. Domingos Cleides Claudino. Em 12 de agosto de 2005, a capela de Poço Dantas se tornou Paróquia, tendo como primeiro pároco o Pe. Francisco Pereira Mendes.

O primeiro educador foi José Maria de Castro, que teve como iniciativa criar uma escolinha em um quarto, ao do atual mercado, construído pelo então prefeito de Uiraúna, Adolfo Rodrigues. O primeiro Delegado foi Sinfrônio Campêlo e o primeiro tabelião foi o Sr. Odilon Francisco de Oliveira.

Em 1932, por ocasião da grande seca, o então Prefeito nomeado de Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe, Sr. Natécio Maia, determinou a construção da rodagem que liga Uiraúna a Poço Dantas, que facilitou o escoamento do minério de cal abundantes na região, sendo este utilizado para a construção da barragem de Pilões. O lugar foi marcado pela passagem de bandos de cangaceiros nos idos de 1910 e 1920.

Poço Dantas também foi rota da Coluna Prestes (revoltosos) nos anos de 1926, passando pelo Sítio Miuns vindos da região de São Miguel-RN com destino ao município de Uiraúna, com escala no povoado de Aparecida.

Poço Dantas já era Distrito quando Uiraúna ainda era territorialmente pertencente ao de Antenor Navarro. Em 02 de dezembro de 1953, foi sancionada a lei pelo então Governador Dr. João Fernandes de Lima que criou o município de Uiraúna e restaurou o Distrito de Poço Dantas em sua área territorial. Em 29 de Abril de 1994, o então governador Cícero Lucena Filho criou o município de Poço Dantas.

Poço Dantas teve sua emancipação política em 29 de abril de 1994, através da Lei nº 5.931. Em 3 de outubro de 1996, aconteceu a primeira eleição, tendo sido eleito José Milton Santiago como primeiro representante constitucional do município.

Tendo como base a agricultura de subsistência, através da plantação de milho, feijão e criação de pequenos animais, além das culturas permanentes de caju e mandioca, nos dias que antecedem a chegada da água da Barragem de Capivara, o município mantém seu abastecimento através de poços. A nova adutora vai atender a zona urbana, o assentamento Bom Jesus, Angico Torto, Queimadas e Carcará.

Há uma grande vocação para exploração do turismo rural, pois na Serra Grande, uma trilha dar acesso a um tipo de minério, de origem calcária, produzindo um tipo de massa fina de cores variadas (branca, amarela, preta, rosa), que tem chamado a atenção dos pesquisadores, porém não se tem notícias ainda de que tipo de minério se trata.

O Rio do Peixe, na sua passagem pelo município, forma várias cachoeiras com piscinas naturais, que no lugar denominado de “Sítio Golfes” é muito frequentado por banhistas no período de inverno. O açude Poço Dantas fica localizado próximo a sede do município e no pé da Serra Grande. É também muito freqüentado por banhistas, que geralmente visitam o lugar nos finais de semana e feriados.

Na área turística, o município tem grande vocação para o turismo de eventos, com suas festas tradicionais comemoradas com grande participação popular, com ênfase para o Padroeiro do município, São Francisco, culminando em 04 de outubro; São João Bosco, no distrito de mesmo nome (31 de janeiro); São José, no povoado de Barra de Piabas (19 de março); Emancipação (29 de abril) e o São Pedro na sede do Municipio e no Distrito de Tanques (28 e 29 de junho).

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na estimativa referente a 1º de julho de 2009, a população de Poço Dantas é de 4.046 habitantes, para uma área territorial de 97 km².

Na leva dos novos municípios, Poço Dantas experimenta as vantagens de sua independência política desde o ano de 1994, governada por José Milton Santiago – Azulão eleito por dois mandatos consecutivos, em seguida sob a coordenação do seu segundo administrador, também em segundo mandato, Itamar Moreira Fernandes.